Elizabeth Taylor

Dama Elizabeth Rosemond - Liz - Taylor, (Londres, 27 de fevereiro de 1932 ? Los Angeles, 23 de março de 2011), foi uma premiada atriz nascida na Inglaterra.

Elizabeth Rosemond Taylor foi considerada uma das últimas, senão a última grande estrela, a ter saído do antigo sistema de estúdio de Hollywood. Ela era conhecida internacionalmente por sua beleza, especialmente seus olhos violeta, com que conquistou o público no início de sua juventude e mantiveram o mundo viciado neles.

Taylor nasceu em Londres, Inglaterra, em 27 de fevereiro de 1932. Embora tivesse nascido inglesa, seus pais, Sara Sothern (Sara Viola Warmbrodt) e Francis Lenn Taylor, eram americanos, comerciantes de arte de St. Louis, Missouri (seu pai tinha ido para Londres para administrar uma galeria). Sua mãe tinha sido uma atriz de teatro, mas parou de atuar quando se casou. Elizabeth viveu em Londres até a idade de sete anos, quando a família partiu para os EUA, quando as nuvens da guerra começaram a germinar na Europa em 1939. A família foi embora sem o pai, que ficou para trás para terminar negócios na galaria de arte. A família se mudou para Los Angeles, onde a própria família da Sra Taylor havia se mudado. Um amigo da família notou a belíssima pequena Elizabeth e sugeriu que ela fosse levada para um teste de tela. Seu teste impressionou os executivos da Universal Pictures o suficiente para assinar com ela um contrato. Sua primeira incursão na tela foi em There´s One Born Every Minute (1942), lançado quando ela tinha dez anos.

A Universal não renovou o contrato com ela depois desse filme, mas Elizabeth logo foi contratada pela MGM. A primeira produção que fez com estúdio foi Lassie Come Home (1943), e a MGM assinou com ela para uma completa ano. Ela tinha peças minúsculas em seus próximos dois filmes, The White Cliffs of Dover (1943) e Jane Eyre (1943) (o antigo feito enquanto ela estava emprestadq a 20th Century-Fox). Então fez o filme que fez dela uma estrela: National Velvet (1944). Ela interpretou Velvet Brown como protagonista ao lado de Mickey Rooney. O filme foi um grande sucesso, arrecadando mais de US$ 4 milhões. Elizabeth já tinha um contrato de longo prazo com a MGM e foi a top estrela infantil. Ela não fez nenhum filme em 1945, mas retornou em 1946 com Courage of Lassie (1946), outro sucesso. Em 1947, quando ela tinha 15 anos, ela estrelou em Life with Father (1947) com os pesos-pesados William Powell, Irene Dunne e Zasu Pitts, que foi um dos maiores sucessos de bilheteria do ano. Ela também co-estrelou o filme Little Women (1949), que também foi um enorme sucesso. Ao longo da década de 1950 Elizabeth apareceu em filme após filme, na maioria com bons resultados.

Ela ganhou uma indicação ao Oscar por seu papel no George Stevens no filme A Place In The Sun (1951), co-estrelado por seu bom amigo Montgomery Clift. No ano seguinte, ela co-estrelou em Ivanhoe (1952), um dos maiores sucessos de bilheteria do ano. Seu mais movimentado ano foi 1954. Ela teve um papel no fracasso de bilheteria Beau Brummell (1954), mas mais tarde naquele ano estrelou os sucessos The Last Time I Saw Paris (1954) e Elephant Walk (1954). Ela tinha 22 anos agora, e mesmo naquela tenra idade foi considerada uma das grandes belezas do mundo. Em 1955, ela apareceu no hit Giant (1956), com James Dean.

Infelizmente, Dean nunca viu o lançamento do filme, já que ele morreu em um acidente de carro em 1955. No ano seguinte, Elizabeth co-estrela com Montgomery Clift em Raintree County (1957), um épico exagerado feito, parcialmente, em Kentucky. Os críticos a chamaram de seca como poeira. Além disso, Clift foi gravemente ferido durante o filme, com Taylor o ajudando a salvar sua vida. Apesar das deficiências do filme e a tragédia fora das câmeras, Elizabeth foi nomeada para um Oscar por sua interpretação. No entanto, na noite do Oscar a honra foi para Joanne Woodward em The Three Faces of Eve (1957). Em 1958, Elizabeth estrelou como Maggie Pollitt em Cat on a Hot Tin Roof (1958). O filme recebeu elogios da crítica e Elizabeth foi indicada novamente ao Oscar de melhor atriz, mas desta vez ela perdeu para Susan Hayward em I Want to Live! (1958). Ela ainda era um patrimônio quente no mundo do cinema, no entanto. Em 1959, ela apareceu em um outro mega-hit e recebeu outra indicação ao Oscar de Suddenly, Last Summer (1959). Mais uma vez, porém, ela perdeu, desta vez para Simone Signoret para Room at the Top (1959). Sua seca de Oscar terminou em 1960, quando ela trouxe para casa a cobiçada estátua por sua atuação em Butterfield 8 (1960) como Gloria Wandrous, uma garota de programa que se envolve com um homem casado.

Alguns críticos criticaram o filme, mas eles não podiam ignorar sua performance. Não havia mais filmes para Elizabeth fazer para três anos. Ela deixou a MGM quando seu contrato acabou, mas faria projetos para o estúdio mais tarde. Em 1963, ela estrelou em Cleopatra (1963), que foi uma das produções mais caras até aquele momento - com seu salário, gritantes US$ 1.000.000. O filme levou anos para ser concluído, em parte devido a uma doença grave durante o qual ela quase morreu. Este foi o filme em que ela conheceu seu futuro e quinto marido, Richard Burton (os quatro anteriores foram Conrad Hilton, Michael Wilding, Michael Todd - que morreu em um acidente de avião - e Eddie Fisher). Seu próximos filmes foram sem brilho, na melhor das hipóteses, incluindo The V.I.P.s (1963) e The Sandpiper (1965), que foram triturados pela maioria dos críticos, mas foi bem sucedido financeiramente. Elizabeth para retornou à boa forma, no entanto, com o papel de Martha em Who´s Afraid of Virginia Woolf? (1966). Seu desempenho como a espalhafatosa, rabugenta e despenteada Martha foi facilmente seu melhor até à data. Para isso, ela iria ganhar seu segundo Oscar que já era mais do que merecido. No ano seguinte, ela e Burton co-estrelaram outro sucesso de bilheteria, The Taming of the Shrew (1967), novamente com boa performance e nomeação para Oscar, mas perdeu. No entanto, seus filmes depois foram fracassos de bilheteria, incluindo Reflections in a Golden Eye (1967), Boom (1968) (mais uma vez co-estrelando com Burton), Secret Ceremony (1968), The Only Game in Town (1970) , Zee and Co. (1972), Hammersmith Is Out (1972) (com Burton de novo), Ash Wednesday (1973), Identikit (1974) (considerado por muitos como o pior), The Blue Bird (1976), A Little Night Music (1977) e Winter Kills (1979) (um polêmico filme que nunca foi feita uma versão completa e em que ela só tinha um pequeno papel). Desde então, ela já apareceu em vários filmes, teatro e filmes feitos feitos para a televisão, e uma série de programas de televisão.

Em Fevereiro de 1997, Elizabeth deu entrada no hospital para a remoção de um tumor cerebral. A operação foi bem sucedida. Quanto à sua vida privada, ela se divorciou de Burton em 1974, só para se casar novamente com ele em 1975 e se divorciar dele, permanentemente, em 1976. Ela teve mais dois maridos, o senador norte-americano John Warner e trabalhador da construção civil Larry Fortensky, que ela conheceu numa reabilitação.

Em 1959, Taylor se converteu ao judaísmo, e continuou a identificar-se como judia ao longo de sua vida, e ser ativa em causas judaicas. Após a morte de seu amigo, o ator Rock Hudson, em 1985, iniciou a sua cruzada em nome dos doentes de AIDS. Na década de 1990, ela também desenvolveu uma bem sucedida série de perfumes. Em seus últimos anos, sua carreira foi relegado para a filmes de TV ou como convidada de TV em eventos ocasionais.

Elizabeth Taylor morreu em 23 de março de 2011, em Los Angeles, de insuficiência cardíaca. Seu lugar de descanso final é Forest Lawn Memorial Park, em Glendale, Califórnia.

Teve quatro filhos e nove netos.\r\n\r\nApareceu sozinha na capa da revista People 14 vezes, perdendo apenas para a princesa Diana (a partir de 1996).\r\n\r\nLiz era um amiga próximo de Montgomery Clift, até sua morte em 1966. Eles se encontraram pela primeira vez quando a Paramount decidiu que ela tinha que acompanhá-lo na estreia de The Heiress (1949), pois ambos estavam para estrelar o próximo A Place in the Sun (1951). Eles gostaram um do outro imediatamente. Clift costumava chamá-la \"Bessie Mae\". Quando ele teve um acidente de carro, ele tinha acabado de sair de uma festa na casa de Liz. Foi ela quem o encontrou primeiro, entrou no carro e removeu alguns dentes de sua garganta, que ameaçava sufocá-lo.\r\n\r\nEm um ponto durante a sua doença com risco de vida durante as filmagens de Butterfield 8 (1960), ela realmente foi declarada morta.\r\n\r\nAs histórias de sua vitória no Oscar por Butterfield 8 (1960) têm gerado muitas lendas. É geralmente aceita como verdade que ela ganhou os eleitores do Oscar por um voto de simpatia, por causa da recente morte de seu marido, Michael Todd, sua doença e da quase fatal traqueotomia que fez para salvar sua vida (sua cicatriz era muito visível no Oscar noite). Shirley MacLaine, que era o favorito para vencer por seu papel em The Apartment (1960), disse mais tarde \"Perdi para uma traqueostomia.\"\r\n\r\nA estreia de seu filme Father of the Bride (1950) aconteceu dois dias depois de seu casamento na vida real com Conrad Hilton Jr.. A publicidade em torno do evento é creditado como a responsável por fazer o filme tão bem sucedido. O casamento durou os três meses da lua de mel na Europa. Diferenças irreconciliáveis ??foram citados no processo de divórcio.\r\n\r\nEla foi eleita a 11ª grande estrela de cinema de todos os tempos pela revista Entertainment Weekly.\r\n\r\nEra uma fumante inveterada, até ser erroneamente diagnosticada com câncer de pulmão em outubro de 1975.\r\n\r\nUma agente de elenco disse sobre ela aos 19 anos: \"A garota não tem nada. Seus olhos são muito antigos...\"\r\n\r\nSUAS CITAÇÕES\r\n\r\nEu tinha uma perna oca. Eu poderia beber tudo e não ficar bêbada. Minha capacidade era aterrorizante.\r\n\r\nNão tenho a pretensão de ser uma dona de casa comum.\r\n\r\nO sucesso é um grande desodorante. Ele tira todo o cheiro de seu passado.\r\n\r\n[Sobre Montgomery Clift ] A coisa mais linda do mundo e facilmente um dos melhores atores.\r\n\r\nVocê descobre quem são seus verdadeiros amigos quando você está envolvido em um escândalo.\r\n\r\nSe alguém é burro o suficiente para me oferecer um milhão de dólares para fazer um filme, eu certamente não sou burra o suficiente para não fazê-lo.\r\n\r\nEu odeio ser chamado de \"Liz\", porque soa como um assobio.

OSCAR\r\n1993 Vencedora\r\nPrêmio Jean Hersholt Humanitarian \r\n1967 Vencedora\r\nWho´s Afraid of Virginia Woolf? (1966) \r\n1961 Vencedora\r\nBUtterfield 8 (1960) \r\n1960 indicação\r\nSuddenly, Last Summer (1959) \r\n1959 indicação\r\nCat on a Hot Tin Roof (1958) \r\n1958 indicação\r\nRaintree County (1957) \r\n\r\nGLOBO DE OUTRO\r\n1985 Vencedora\r\nPrêmio Cecil B. DeMille\r\n1974 Vencedora\r\nPrêmio Henrietta\r\n

1942 There´s One Born Every Minute\r\n1943 Lassie Come Home\r\n1944 Jane Eyre\r\n1944 The White Cliffs of Dover\r\n1944 National Velvet\r\n1946 Courage of Lassie\r\n1947 Life with Father\r\n1947 Cynthia\r\n1948 A Date with Judy\r\n1948 Julia Misbehaves\r\n1949 Little Women\r\n1949 Conspirator\r\n1950 The Big Hangover\r\n1950 Father of the Bride\r\n1951 Father´s Little Dividend\r\n1951 A Place in the Sun\r\n1951 Quo Vadis\r\n1952 Love Is Better Than Ever\r\n1952 Ivanhoe\r\n1953 The Girl Who Had Everything\r\n1954 Rhapsody\r\n1954 Elephant Walk\r\n1954 Beau Brummell\r\n1954 The Last Time I Saw Paris\r\n1956 Giant\r\n1957 Raintree County\r\n1958 Cat on a Hot Tin Roof\r\n1959 Suddenly, Last Summer\r\n1960 Scent of Mystery\r\n1960 Butterfield 8\r\n1963 Cleopatra\r\n1963 The V.I.P.s\r\n1965 The Sandpiper\r\n1966 Who´s Afraid of Virginia Woolf?\r\n1967 The Taming of the Shrew\r\n1967 Doctor Faustus\r\n1967 Reflections in a Golden Eye\r\n1967 The Comedians\r\n1967 The Comedians in Africa\r\n1968 Boom!\r\n1968 Secret Ceremony\r\n1969 Anne of the Thousand Days\r\n1970 The Only Game in Town\r\n1970 Here´s Lucy\r\n1972 X, Y, and Zee\r\n1972 Under Milk Wood\r\n1972 Hammersmith is Out Jimmie Jean Jackson\r\n1973 Divorce His, Divorce Hers\r\n1973 Night Watch\r\n1973 Ash Wednesday\r\n1974 Identikit\r\n1974 That´s Entertainment!\r\n1976 The Blue Bird\r\n1976 Victory at Entebbe\r\n1977 A Little Night Music\r\n1978 Return Engagement\r\n1979 Winter Kills\r\n1980 The Mirror Crack´d\r\n1981 General Hospital\r\n1983 Between Friends\r\n1984 Hotel (série de TV)\r\n1984 All My Children\r\n1985 Malice in Wonderland\r\n1985 North and South\r\n1986 There Must Be a Pony\r\n1987 Poke Alice Alice Moffit\r\n1988 Young Toscanini\r\n1989 Sweet Bird of Youth\r\n1992 The Simpsons\r\n1992 Captain Planet and the Planeteers\r\n1993 The Simpsons\r\n1994 The Flintstones - ONLINE\r\n1996 The Nanny\r\n2000 God, the Devil and Bob\r\n2001 These Old Broads\r\n

Galeria

Pode fazer uma doação?

Ajude-nos a manter o site no ar! Clique aqui.