Gary Cooper

Frank James Cooper foi um ator anglo-estado-unidense duas vezes vencedor do prêmio Oscar de melhor ator. Sua carreira durou desde a década de 1920 até o ano de sua morte, tendo atuado em mais de cem filmes. Ele era reconhecido por seu forte estilo de atuação, e pelos vários papéis que teve em filmes do gênero Western.

Sua carreira na meca cinematográfica se estendeu por 35 anos, despontando numa fascinante lista de clássicos, como Matar ou Morrer (Fred Zinnemman, 1952), Por quem os Sinos Dobram (Sam Wood, 1947), Beau Geste (William Wellman,1938), Sargento York (Howard ?Falcão? Hawks, 1941), O Galante Mr Deeds (Frank Capra, 1936), entre outros, diversificando sua parceria com os mais notáveis cineastas de seu tempo.

Durante muitos anos os americanos sonharem em ser como ele. Dono de uma beleza dura mas contagiante, de uma pose humilde mas determinada, Gary Cooper foi o herói de mais do que uma geração. Em trinta anos de carreira tornou-se num dos mais bem sucedidos e amados atores de sempre. E mesmo a polêmica que envolveu a sua vida privada (a sua relação extra-matrimonial com Patricia Neal) nunca alterou a sua imagem de galã e cavalheiro.

A sua estreia no cinema data do período mudo e em 1927 é um dos atores de Wings, o primeiro filme oscarizado. Nos anos seguinte consagra-se em filmes como Morroco, A Farewell to Arms e Now and Forever. Em 1936 trabalha pela primeira vez com Frank Capra que o escolhe para iniciar a sua trilogia sobre o comum americano. Em Mr Deeds Goes To Town faz o seu melhor papel até à data e é nomeado ao Oscar. A sua cotação segue em alta e ele dá-se ao luxo de rejeitar em 1939 papeis em Stagecoach e Gone With the Wind. Entre 1941 e 1943 os seus maiores desempenhos de cada ano são nomeados ao Oscar. Vence na primeira tentativa por Sargeant York, mas está perto de repetir a façanha em The Pride of the Yankees e For Whom the Bell Tolls. A sua amizade com o escritor Ernst Hemingway (que cometerá suicídio um mês após a morte de Cooper), torna-o popular entre a comunidade intelectual. Para trás ficou o sucesso de The Westerner e Meet John Doe, o capitulo final da trilogia de Capra. Em 1949 trabalha com King Vidor em The Fountainhead e conhece Patricia Neal que será sua amante até à morte. Em 1951 está pela primeira vez em 15 anos fora do top 10 dos atores favoritos do público. É no entanto no ano seguinte que consegue o seu melhor desempenho em High Noon, fazendo um comeback triunfal que lhe dá o seu segundo Oscar. A partir daí vai progressivamente abandonando o cinema. O câncer que o leva à morte em 1961 deixa-o apenas voltar a brilhar uma vez mais, em Man of the West de Antohny Mann. Com a morte de Cooper, Hollywood começava a encerrar um capitulo dourado da sua história.

Cooper também teve numerosos casos dentro e fora das telas, sendo que o mais famoso foi com a atriz Patricia Neal (1926-2010), 25 anos mais nova do que ele. Cooper era casado e tinha uma filha, mas chegou a sair de sua casa para viver com Patricia, mesmo enfrentando as barreiras morais de seu tempo e arriscando sua bela estampa de um herói íntegro com destacada honestidade. Afinal, Cooper jamais interpretou um vilão em sua carreira e era contra seus princípios. Ganhador de dois Oscars da Academia, foi o ator mais bem pago de Hollywood.

Contudo, com o avançar dos anos, e com os primeiros problemas de saúde com o peso da idade chegando, o veterano ator passou a ter reflexões em sua vida. Não se sabe exatamente como se deu o passo definitivo para Gary entrar para a Igreja Católica, muito embora sua esposa, Veronica Balfe (1913-2000) fosse católica extremosa, o fato que Cooper dispensou Patricia Neal para voltar para mulher e a filha, Maria. Fazia anos que Cooper era amigo de Bing Crosby e Irene Dunne, que eram católicos e membros do movimento intitulado The Christophers, cuja finalidade era introduzir o catolicismo no ambiente de Hollywood. Afinal, não devemos esquecer que os EUA tem como religião predominante o protestantismo.

A conversão de Cooper ao catolicismo abriu uma grande onda de comentários dentro da capital do cinema, muito embora Cooper antes de abraçar a religião já demostrava interesse em assuntos religiosos, e o apoio e a vida exemplar de sua esposa o ajudaram a tomar o passo decisivo e entrar na Igreja Católica. No ano de 1953 foi recebido em audiência, por Pio XII, e pouco depois, no ano de sua conversão, foi de novo recebido em audiência pelo Papa, juntamente com sua esposa e filha. Ele mesmo admitiu que antes de tomar a decisão tinha refletido longamente.

Gary Cooper não era grande somente como cowboy e como ator querido e amado pelo público em Hollywood, mas pelas plateias dos quatro cantos do Universo, e mostrou-se grande pela maneira especial como enfrentou o câncer que o acometera. Quando o médico lhe fez os testes, Gary Cooper lhe disse: ?Doutor, não fique escondendo; eu sou homem suficientemente vivido para ter a coragem de enfrentar os problemas da vida. Minha esperança não repousa neste mundo; eu tenho uma fé que me dá claras convicções acerca da vida futura, futuro que não pertence a esta vida?.

Durante sua convalescença, ele recebeu diversas vezes os sacramentos conforme os ritos litúrgicos. Nos últimos dias de sua vida, quando recebeu seu terceiro Oscar, um Oscar especial, ele acompanhou a cerimônia pela TV, em sua casa, e viu James Stewart homenageá-lo, muito comovidamente. Cooper disse: ?Eu tive muitas satisfações em minha vida; agora só uma coisa almejo: ?ter uma boa morte??. Depois virou para sua mulher e lhe disse: ?Gostaria de morrer uma morte boa, seja como homem, seja como cristão?.

Três dias antes de morrer, pediu e recebeu a Extrema Unção (hoje, Unção dos Enfermos). Quando viu o Padre Sullivan perto de sua cama, apesar do atroz sofrimento que tinha, abriu seus lábios num sorriso tímido: quando era feliz por ter um sacerdote para assisti-lo. Um pouco antes de morrer, completamente conformado, disse: ?Seja feita a vontade de Deus?. Nos momentos finais, com as poucas forças que sobraram, mexeu com seus lábios e rezou: ?Senhor ajuda-me a morrer sem medo?.

Cary Cooper havia completado 60 anos de idade apenas 6 dias antes, e entregou sua alma, deixando multidões de admiradores pelo mundo, que choraram com sua passagem. No cemitério de Holy Cross, uma quantidade de fãs, fora autoridades e colegas de Hollywood, foram prestar suas últimas homenagens não somente ao verdadeiro campeão e galã que sobrepujava o mal nas telas e seduzia as mulheres, mas ao se despedir também do homem, que tal qual grande parte de seus personagens, enfrentou tudo com igual coragem e integridade.

Em 1974, o corpo de Cooper foi trasladado do cemitério de Holy Cross, California, para o cemitério Sacred Hearts of Jesus & Mary R.C. Cemetery, em Southampton, Long Island (Cemitério do Sagrado Coração de Jesus e Maria).

Fonte:
parte é do site http://pt.wikipedia.org/wiki/Gary_Cooper;
parte é do site http://www.articlesfilmesantigosclub.blogspot.com.br/;

Quando voltou aos EUA, aos 13 anos, mudou-se para o rancho de gado de seu pai para se recuperar de ferimentos recebidos num acidente automobilístico. No rancho aprendeu a cavalgar com muita destreza, o que lhe seria de grande utilidade na futura carreira de ator, especialmente, claro, em filmes western. Curiosamente tinha como vizinha e amiga uma menina de apenas dez anos, que era nada mais nada menos do que Myrna Loy, aquela que viria a ser também uma grande atriz de Hollywood.\r\n\r\nMagro, alto (1m91 de altura), simpático, voz inconfundível e fascinante, Cooper teve romances com estrelas famosas como Clara Bow e Lupe Vélez, bem como com a famosa socialite americana Condessa Carlo Dentice di Frasso. \r\n\r\nVerônica, sua esposa, aparentemente o persuadiu a se tornar Católico Romano, em 1958.\r\n\r\nO ator recusou dois papéis em filmes de Hitchcock, um em 1940 e outro em 1942, entretanto admitiu mais tarde ter errado ao não aceitá-los. Gary recusou também interpretar o personagem Rhet Butler, que foi então entregue a Clark Gable em \"...E o Vento Levou\" (Gone with the Wind). \r\n\r\nAtuando em mais de cem filmes, foi indicado cinco vezes para o Oscar de melhor ator. Levou o prêmio em 1941, com Sargento York, e em 1952 com Matar ou Morrer (High Noon), este ao lado de Grace Kelly. \r\n\r\nMuito amigo de Ernest Hemingway, na casa de inverno do qual costumeiramente passava suas férias, Gary Cooper faleceu em 13 de maio de 1961, ano em que recebeu o prêmio honorário da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. \r\n\r\nEm 1999 a American Film Institute (AFI) reconheceu Gary como o décimo primeiro maior ator de todos os tempos. \r\n\r\n

5 indicações e 2 premiações do Oscar de Melhor Ator, nos seguintes filmes\r\n\r\nMr. Deeds Goes to Town (1936)\r\nSergeant York (1941) Vencedor\r\nThe Pride of the Yankees (1942)\r\nFor Whom the Bell Tolls (1943)\r\nHigh Noon (1952) Vencedor\r\n\r\nRecebeu em 1961 um prêmio Oscar Honorário pelo conjunto da obra.\r\n\r\n

Dick Turpin (1925)\r\nThe Thundering Herd (1925)\r\nWild Horse Mesa (1925)\r\nThe Lucky Horseshoe (1925)\r\nThe Vanishing American (\"Alma Cabocla\") (1925)\r\nThe Eagle (\"O Águia\") (1925)\r\nTricks (1925)\r\nThree Pals (1926)\r\nThe Enchanted Hill (\"A Montanha Encantada\") (1926)\r\nWatch Your Wife (1926)\r\nThe Winning of Barbara Worth (\"O Beijo Ardente\") (1926)\r\nOld Ironsides (1926)\r\nIt (1927)\r\nArizona Bound (1927)\r\nChildren of Divorce (1927)\r\nThe Last Outlaw (1927)\r\nWings (\"Asas\") (1927)\r\nThe Spider´s Net (1927) - seriado construído com cenas de arquivo.2\r\nNevada (1927)\r\nHalf a Bride (1928)\r\nBeau Sabreur (1928)\r\nDoomsday (1928)\r\nThe Legion of the Condemned (1928)\r\nLilac Time (1928)\r\nThe First Kiss (1928)\r\nThe Shopworn Angel (1928)\r\nThe Wolf Song (1929)\r\nBetrayal (1929)\r\nThe Virginian (\"Agora ou Nunca\") (1929)\r\nSeven Days´ Leave (1930)\r\nOnly the Brave (1930)\r\nParamount on Parade (1930)\r\nThe Texan (1930)\r\nA Man from Wyoming (1930)\r\nThe Spoilers (1930)\r\nMorocco (\"Marrocos\") (1930)\r\nFighting Caravans (1931)\r\nCity Streets (1931)\r\nI Take This Woman (1931)\r\nHis Woman (1931)\r\nMake Me a Star (1932) (Participação)\r\nDevil and the Deep (1932)\r\nA Farewell to Arms (\"Adeus às Armas\") (1932)\r\nIf I Had a Million (1932)\r\nToday We Live (1933)\r\nOne Sunday Afternoon (1933)\r\nAlice in Wonderland (1933) (Alice no País das Maravilhas) (1933)\r\nDesign for Living (1933)\r\nOperator 13 (1934)\r\nNow and Forever (1934)\r\nThe Lives of a Bengal Lancer\" (\"Lanceiros da Índia\") (1935)\r\nThe Wedding Night (1935)\r\nPeter Ibbetson (1935)\r\nDesire (1936)\r\nMr. Deeds Goes to Town (\"O Galante Mr. Deeds\") (1936)\r\nHollywood Boulevard (1936) (Participação)\r\nThe General Died at Dawn (1936)\r\nThe Plainsman (1936)\r\nSouls at Sea (1937)\r\nBluebeard´s Eighth Wife (1938)\r\nThe Adventures of Marco Polo (1938)\r\nThe Cowboy and the Lady (1938)\r\nBeau Geste (1939)\r\nThe Real Glory (\"A Verdadeira Glória\") (1939)\r\nThe Westerner (\"A Última Fronteira\") (1940)\r\nNorth West Mounted Police (\"Legião de Heróis\") (1940) (Primeiro filme em Technicolor)\r\nMeet John Doe (\"Adorável Vagabundo\") (1941)\r\nSergeant York (\"Sargento York\") (1941)\r\nBall of Fire (\"Bola de Fogo\") (1941)\r\nThe Pride of the Yankees (\"Ídolo, Amante e Herói\") (1942)\r\nFor Whom the Bell Tolls (\"Por Quem os Sinos Dobram\") (1943)\r\nThe Story of Dr. Wassell (1944)\r\nCasanova Brown (1944)\r\nAlong Came Jones (1945)\r\nSaratoga Trunk (1945)\r\nCloak and Dagger (1946)\r\nVariety Girl (1947) (Participação)\r\nUnconquered (1947)\r\nGood Sam (1948)\r\nThe Fountainhead (\"Vontade Indômita\") (1949)\r\nIt´s a Great Feeling (1949) (Participação)\r\nTask Force (1949)\r\nBright Leaf (1950)\r\nDallas (1950)\r\nYou´re in the Navy Now (1951)\r\nIt´s a Big Country (1951)\r\nStarlift (1951) (Participação)\r\nDistant Drums (\"Tambores Distantes\") (1951)\r\nHigh Noon (\"Matar ou Morrer\") (1952)\r\nSpringfield Rifle (1952)\r\nReturn to Paradise (1953)\r\nBlowing Wild (1953)\r\nBoum sur Paris (1954)\r\nGarden of Evil (1954)\r\nVera Cruz (1954)\r\nThe Court-Martial of Billy Mitchell (1955)\r\nFriendly Persuasion (\"Sublime Tentação\") (1956)\r\nLove in the Afternoon (\"Amor na Tarde\") (1957)\r\nTen North Frederick (1958)\r\nMan of the West (\"O Homem do Oeste\") (1958)\r\nThe Hanging Tree (\"A Árvore dos Enforcados\") (1959)\r\nAlias Jesse James (1959) (Participação)\r\nThey Came To Cordura (1959)\r\nPremier Khrushchev in the USA (1959) (documentário)\r\nThe Wreck of the Mary Deare (\"O Navio Condenado\") (1959)\r\nThe Naked Edge (1961)

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