Ray Milland

Ray Milland, nome artístico de Reginald Alfred Truscott-Jones (Neath, Glamorgan, 3 de janeiro de 1905 ? Torrance, 10 de março de 1986), foi um diretor e ator de cinema e televisão britânico, nascido no País de Gales e naturalizado cidadão americano.

Ray Milland se tornou um dos astros mais vendáveis e duráveis da Paramount, sob contrato de 1934 a 1948. Nascido na cidade galesa de Neath, Glamorgan, em 1905, ele passou sua juventude fazendo esportes. Se tornou um perito cavaleiro logo cedo, trabalhando com cavalos na propriedade de seu tio. Aos 21 anos foi para Londres como um membro da elite da guarda da família real, passando por um período rigoroso de 19 meses de formação, aprimorando ainda mais suas habilidades eqüestres, além de se tornar adepto de esgrima, boxe e tiro.

No entanto, depois de quatro anos, de repente ele perdeu seus meios de apoio financeiro (sendo a renda independente uma exigência na Guarda), quando seu padrasto interrompeu sua mesada. Quebrado, ele tentou atuar em pequenas peças nos palcos de Londres. Quando ele apareceu pela primeira vez na tela em filmes britânicos, foi anunciado pela primeira vez como Pico Milland, em seguida, Raymond Milland. Em 1929, Ray fez amizade com a popular atriz Estelle Brody em uma festa e, no final daquele ano, a visitou no set de seu último filme, O Brinquedo (1929). O produtor convenceu o belo galês a atuar em uma pequena parte do filme. Ray aceitou o desafio e papéis maiores seguiram, incluindo ser o protagonista masculino em A Dama do Mar (1929). No ano seguinte, ele foi contratado pela MGM e foi para Hollywood, mas sem muitos papéis, exceto para o papel no filme Castigo do Céu (1932). Depois de um ano, Ray estava fora de contrato e retornou à Inglaterra.

Sua grande chance começou em 1934, quando ele se juntou a Paramount, onde deveria permanecer durante a maior parte de sua carreira em Hollywood. Durante os primeiros anos, ele atuou sempre como coadjuvante, geralmente como o afável homem urbano, em comédias românticas. Ele atuaou em Muitas Felicidades (1934), como um aristocrata britânico farsante em O Lírio Dourado (1935) e foi descrito como "excelente" por colaboradores por seu papel no drama sentimental Mulher Admirável (1935). Em 1936, ele se atuou em papéis principais, primeiro como o caçador britânico ferido resgatado em uma ilha tropical pela Princesa da Selva (1936). Depois disso, foi o herói titular de Evasão (1937) e, finalmente, ganhou a menina (em vez de ser o "outro homem") na comédia Garota de Sorte (1937).

Ele também revisitou os trópicos em O Tufão (1937), Idílio na Selva (1938) e Feitiço do Trópico (1938), além de ser um dos três irmãos valentes de Beau Geste ( 1939). Em 1940, Ray foi enviado de volta para a Inglaterra para estrelar a adaptação para o cinema Caçadora de Corações (1940), pelo qual recebeu suas melhores críticas até então. Com John Wayne fez Vendaval de Paixões (1942), superando Wayne em uma luta - para desgosto pessoal "de Duke" - e mais tarde lutando com um polvo gigante. Também nesse ano, ele foi dirigido por Billy Wilder em uma comédia encantadora, A Incrível Suzana (1942), para o qual ele ganhou boas críticas do New York Times. Em seguida fez um caçador de fantasmas em O Solar das Almas Perdidas (1944), e o herói preso em uma teia de espionagem em Quando Desceram as Trevas (1944). Com a força de sua interpretação no papel de "major Kirby", Billy Wilder escolheu Ray para fazer o tipo de drama inovador em Farrapo Humano (1945). Teve um desempenho decisivo de sua carreira, seus críticos o aclamavam como um homem de liderança: "Mr. Milland, em uma performance magnífica, alcança toda a natureza feio de um "bêbado", mas revela o tormento interior e degradação de um homem respeitável que conhece a sua fraqueza e sua vergonha" (New York Times, 03 de dezembro, 1945).

Chegamos ao ponto alto de sua carreira, Ray Milland ganhou o Oscar de Melhor Ator, bem como outros prêmios. Raramente lhe era dado um material novo, no entanto atuou em muitos filmes esplêndidos, muitas vezes explorando o recém-descoberto "lado obscuro" de sua personalidade: como o repórter acusado de assassinato em O Relógio Verde (1948); como o sofisticado e manipulador ladrão de arte no melodrama vitoriano Alma Negra (1948) (para a qual produtor Hal B. Wallis o mandou de volta para a Inglaterra); como um procurador da República honesto em O Enviado de Satanás (1949); e como cientista traidor em O Ladrão Silencioso (1952), o que os críticos descreviam como um desempenho "sensível" e "imponente". Em 1954, Ray atuou como um ex-campeão de tênis, que chantageia um idiota para assassinar sua esposa, em Disque M Para Matar (1954). Ele fez o papel com sofisticação urbana e desapego frio por toda parte, até mesmo na cena do desfecho, oferecendo calmamente uma bebida para quem o prendeu.

Com Lisboa (1956), Ray Milland gerenciou sua carreira de outra forma, atuando em filme de baixo orçamento, e ele mesmo dirigindo, como O Arrombador de Cofres (1958) e Pânico no Ano Zero (1962). Ao mesmo tempo, ele alegremente fez a transição para adaptações de teatro, filmes de horror e ficção. De acordo com a sua própria determinação de fazer qualquer coisa que tivesse "qualquer originalidade", ele trabalhou em Obsessão Macabra (1962); e como o cirurgião autodestrutivo e obcecado "Dr. Xavier" em O Homem dos Olhos de Raio-X (1963), um filme que, apesar do seu baixo orçamento, ganhou em 1963 o prêmio do Festival Asteroid Trieste de Ficção Científica.

Como o passar dos anos, Ray gradualmente se livrou de sua peruca longa, emprestando dignidade através de sua presença em muitos filmes de televisão, como Cave In! (1983) e melodramas sentimentais como Love Story - Uma História de Amor (1970). Ele estrelou várias séries antológicas na televisão e teve papéis notáveis em Galeria do Terror (1969) e o original Galactica: Astronave de Combate (1978) (como membro do Quorum Sire Uri). Ele também teve uma breve passagem na Broadway, estrelando como "Simon Crawford" em "testemunha hostil" (1966).

Em sua vida privada, Ray era um velejador entusiasta, que amava de pesca e colecionava informações através da leitura do Enciclopédia Britânica. Anos mais tarde, tornou-se muito popular com os entrevistadores por causa de sua espontaneidade sincera e humor auto-depreciativo. Na mesma linha, ele escreveu uma biografia anedótica, "Wide-Eyed na Babilônia", em 1976.

Estrela de cinema, ator excelente e diretor, Ray Milland casou-se em 30/09/1932 com Muriel Webber e permaneceu com ela até o dia de sua morte. O casal teve um filho, Daniel, e adotou uma filha, Victoria. Os Millands procuraram manter-se afastados das luzes de Hollywood, sendo raramente mencionados nas colunas de fofocas.

Teve um filho natural (Dan Milland) e uma filha adotiva (Victoria Milland).\r\n\r\nAo trabalhar em Revoada das Águias (1941) subiu com um piloto para testar um avião para a filmagem. Enquanto estava no ar, Ray decidiu fazer um salto de pára-quedas (sendo um pára-quedista amador), mas, antes que ele pudesse pular, o avião começou a engasgar e o piloto disse para não pular pois estavam com pouca gasolina e ele precisava dela para pousar. Uma vez no chão e no hangar, Ray começou a contar sua história de como ele queria fazer um salto. Enquanto contava sua história, o piloto ficou sem cor no rosto. Quando perguntado por quê, ele disse a Ray que o pára-quedas que ele estava usando no avião era \"apenas um adereço\". Não havia nenhum pára-quedas!\r\n\r\nDurante as filmagens de Vendaval de Paixões (1942), a personagem de Milland tinha que ter cabelo \"encaracolado\". O cabelo de Milland era naturalmente liso, de modo que o estúdio usou ferros quentes em seu cabelo para conseguir o efeito. Milland sentiu que este procedimento foi que o levou a prematuramente ficar careca, forçando-o a não mais atuar como galã, mais cedo do que ele teria desejado.\r\n\r\nTem uma tatuagem no braço direito superior de um crânio com uma cobra enrolada em cima dela com o rabo da cobra saindo através de um dos olhos. A tatuagem pode ser visto por um breve momento no filme Idílio na Selva (1938). Fez essa tatuagem quando tinha 15 anos e trabalhava num navio. Sua mãe tinha verdadeiro horror pela tatuagem. Mais tarde declarou ter se arrependido amargamente de tê-la feito.\r\n\r\nEle é o único vencedor do Oscar de Melhor Ator (para Farrapo Humano (1945)) que não disse uma única palavra durante seu discurso de aceitação optando, ao invés disso, em simplesmente abaixar a cabeça para o público antes de sair do palco.\r\n\r\nCom a idade de 18 anos, Milland alistou-se na Guarda Real, por quatro anos da ativa e da reserva de 8 anos. Como parte de seu treinamento, ele tornou-se especialista na esgrima, boxe, equitação e pontaria.\r\n\r\nTeve um terrível acidente durante as filmagens de Hotel Imperial (1939), quando a sela do cavalo quebrou e ele caiu de cabeça em uma pilha de tijolos. Seus ferimentos mais graves foram uma concussão que o deixou inconsciente por 24 horas, um corte de 3 polegadas em seu crânio que teve 9 pontos para fechar, e inúmeras fraturas e lacerações em sua mão esquerda. \r\n\r\nPiloto licenciado, tentou alistar-se nas Forças Aéreas do Exército dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial, mas foi rejeitado devido a uma \"mão esquerda prejudicada.\" Em vez disso, trabalhou como instrutor de voo civil para o Exército.\r\n\r\nSUAS CITAÇÕES\r\nO maior inconveniente em fazer fotos é o fato de que os cineastas têm que comer.\r\n\r\n[Quando perguntado por que ele tinha aparecido em tantos filmes ruins no final de sua carreira] Pelo dinheiro, meu velho, pelo dinheiro!\r\n\r\nRonald Reagan e George Murphy são muito, muito bons homens. Eles são muito patriotas. A palavra é exagerada, mas no caso deles, realmente se aplica.\r\n\r\nAgora as estrelas passeiam em supermercados vestidas com calças de brim. É deprimente. Eu realmente acho que a culpa é do \"Método\", uma escola de atores em Nova York. Eles querem que o ator seja natural, real, você sabe, gente real. Bem, Deus, em cada esquina você pode topar com pessoas reais. O negócio do entretenimento é um mundo de fantasia. Eu não acho que uma estrela feminina deve ser vista com qualquer roupa. Hollywood foi construída sobre glamour, e é melhor recuperá-lo o mais rapidamente possível.\r\n\r\nEu vou ao cinema para me divertir, não para ficar deprimido.\r\n\r\n[Sobre o que aconteceu no dia da cerimônias do Oscar, em 1946] O dia amanheceu e eu sabia que não poderia enfrentá-lo e fiz com que minha minha mente não quisesse comparecer. No café da manhã eu disse isso de forma hesitante para minha esposa sobre minha decisão. Ela lentamente pousou o garfo e apenas me olhou. Eu não sabia para onde olhar. Então ela disse: \"Eu sei que você é errático, volátil, e possuidor de um mau humor. Mas eu nunca pensei que você fosse um covarde!\" Em seguida, com um olhar tão frio quanto o de uma freira canadense, ela disse: \"Você vai para essa cerimônia esta noite, nem que nós tenhamos que colocá-lo em uma camisa de força\".\r\n\r\n[Sobre Paulette Goddard] Ela é a atriz mais honesta que eu já conheci.\r\n\r\nA minha filosofia é fazer o que você pode com o que você tem. Eu sei de alguns atores da minha geração que choram \"Por que eles não me enviam quaisquer scripts?\" Digo-lhes: \"Porque você ainda pensa em si mesmo como um galã. Você está com 68 anos, e não 38. Encare isso\".\r\n

Oscar de melhor ator\r\n1946 - Farrapo Humano\r\n\r\nPrêmio Globo de Ouro\r\n1946 - Farrapo Humano\r\n

1985 The Gold Key\r\n1984 Serpiente de mar \r\n1984 The Masks of Death (TV) \r\n1982-1983 Casal 20 (TV) \r\n1983 Cave In! (TV) \r\n1983 Rota do Perigo (TV) \r\n1982 The Royal Romance of Charles and Diana (TV) \r\n1981 Our Family Business (TV) \r\n1980 The Attic \r\n1980 The Dream Merchants (TV) \r\n1980 As Panteras (TV) \r\n1979 O Barco do Amor (TV) \r\n1979 Game for Vultures \r\n1979 Fuga de um Pesadelo \r\n1979 The Darker Side of Terror (TV) \r\n1978 A História de Oliver \r\n1978 Ilha da Fantasia (TV) \r\n1978 Galactica: Astronave de Combate (TV) \r\n1978 Galactica: Astronave de Combate \r\n1978 Blackout \r\n1978 Slavers \r\n1978 The Hardy Boys/Nancy Drew Mysteries (TV) \r\n1978 Cruise Into Terror (TV) \r\n1977 La ragazza dal pigiama giallo \r\n1977 Trama Sinistra \r\n1977 Testimony of Two Men (TV) \r\n1977 Cuibul salamandrelor \r\n1977 Seventh Avenue (TV) \r\n1976 O Último Magnata \r\n1976 Mayday at 40,000 Feet! (TV) \r\n1976 Look What´s Happened to Rosemary´s Baby (TV) \r\n1976 Rich Man, Poor Man - Book II (TV) \r\n1976 Ases do Espaço \r\n1976 Rich Man, Poor Man (TV) \r\n1976 The Swiss Conspiracy \r\n1975 Ellery Queen (TV) \r\n1975 A Montanha Enfeitiçada \r\n1975 The Dead Don´t Die (TV Movie) \r\n1974 A Maldição do Ouro \r\n1974 Un par de zapatos del ´32 \r\n1973 Terror in the Wax Museum \r\n1973 The Big Game \r\n1973 The House in Nightmare Park \r\n1972 Cool Million (TV) \r\n1971-1972 Columbo (TV) \r\n1972 The Thing with Two Heads \r\n1972 A Invasão das Rãs \r\n1972 Embassy \r\n1971 Meio-Dia Preto (TV Movie) \r\n1971 Company of Killers (TV Movie) \r\n1971 Galeria do Terror (TV Series) \r\n1971 River of Gold (TV Movie) \r\n1970 Love Story - Uma História de Amor \r\n1970 Os Audaciosos (TV Series) \r\n1969 Daughter of the Mind (TV) \r\n1969 Bracken´s World (TV) \r\n1968 Hostile Witness \r\nSimon Crawford - Q.C.\r\n1964 The Confession \r\n1963 The DuPont Show of the Week (TV) \r\n1963 The Silver Burro (TV) \r\n1963 The Alfred Hitchcock Hour (TV) \r\n1963 Kraft Mystery Theater (TV) \r\n1963 O Homem dos Olhos de Raio-X \r\n1962 Pânico no Ano Zero \r\n1962 Obsessão Macabra \r\n1962 Alcoa Premiere (TV) \r\n1959-1960 Markham (TV) \r\n1959 Goodyear Theatre (TV) \r\n1956-1958 General Electric Theater (TV) \r\n1958 Decision (TV) \r\n1958 Suspicion (TV) \r\n1958 O Arrombador de Cofres \r\n1957 Audácia a Jato \r\n1957 Matar para Viver \r\n1957 Schlitz Playhouse of Stars (TV Series) \r\n1956 Difamação de um Homem \r\n1956 The Ford Television Theatre (TV) \r\n1956 Lisboa \r\n1956 Screen Directors Playhouse (TV) \r\n1955 Um Homem Solitário \r\n1955 O Escândalo do Século \r\n1953-1955 Meet Mr. McNutley (TV Series) \r\n1954 Disque M para Matar \r\n1953 A Meia-Noite do Amor \r\n1953 O Mistério da Casa Grande \r\n1952 O Ladrão Silencioso \r\n1952 Na Voragem do Vício \r\n1952 O Último Baluarte \r\n1951 Lágrimas de Mulher \r\n1951 Um Gato em Minha Vida \r\n1951 Veneração \r\n1951 Circle of Danger \r\n1950 O Vale da Ambição \r\n1950 Perdidamente Tua \r\n1950 A Woman of Distinction \r\n1949 Todas as Primaveras \r\n1949 O Enviado de Satanás \r\n1948 A Dança dos Milhões \r\n1948 Enquanto a Morte Espera \r\n1948 O Relógio Verde \r\n1948 Alma Negra \r\n1947 Miragem Dourada \r\n1947 Cigana Feiticeira \r\n1947 Domínio das Mulheres \r\n1947 Meu Pecado \r\n1947 Califórnia \r\n1946 Champanhe Para Dois \r\n1945 Farrapo Humano \r\n1945 Flor do Lodo \r\n1944 Quando Desceram as Trevas \r\n1944 Um Lírio na Cruz \r\n1944 O Solar das Almas Perdidas \r\n1944 A Mulher que não Sabia Amar \r\n1943 Bola de Cristal \r\n1943 Para Sempre e um Dia \r\n1942 A Incrível Suzana \r\n1942 Marido, Mulher & Cia. \r\n1942 Vendaval de Paixões \r\n1942 Coquetel de Estrelas \r\n1942 Num Corpo de Mulher \r\n1941 Contrastes Humanos \r\n1941 Com Qual dos Dois? \r\n1941 Revoada das Águias \r\n1940 Levanta-te, Meu Amor! \r\n1940 Fúria Branca \r\n1940 Esposa de Mentira \r\n1940 Irene \r\n1940 Caçadora de Corações \r\n1939 Idílio nos Alpes \r\n1939 Beau Geste \r\n1939 Hotel Imperial \r\n1938 Dize-mo em Francês \r\n1938 Conquistadores do Ar \r\n1938 Feitiço do Trópico \r\n1938 Idílio na Selva \r\n1937 Moça de Expediente \r\n1937 O Tufão \r\n1937 Garota de Sorte \r\n1937 Asas Sobre Honolulu \r\n1937 Evasão de Bulldog Drummond \r\n1936 Princesa da Selva \r\n1936 Três Pequenas do Barulho \r\n1936 Ondas Sonoras de 1937 \r\n1936 A Volta de Miss Lang \r\n1936 Amemos Outra Vez \r\n1935 A Chave de Vidro \r\n1935 Mulher Admirável \r\n1935 4 Horas para Matar \r\n1935 O Lírio Dourado \r\n1934 Entrevista Tardia \r\n1934/I Menace \r\n1934 Charlie Chan em Londres \r\n1934 Muitas Felicidades \r\n1934 Orders Is Orders \r\n1934 Cupido ao Leme \r\n1934 Bolero \r\n1933 This Is the Life \r\n1932 Castigo do Céu \r\n1932 Conquistador Irresistível \r\n1932 Atriz do Circo \r\n1932 O Homem Deus \r\n1931 Gente Esperta \r\n1931 O Embaixador Bill \r\n1931 Comprada \r\n1931 Gigolô \r\n1931 Beijos a Esmo \r\n1931 Papai Solteirão \r\n1930 Um Sonho Apenas \r\n1930 Marujo Amoroso \r\n1929 Almas das Ruas \r\n1929 The Plaything \r\n1929 The Flying Scotsman \r\n1929 The Lady from the Sea \r\n1929 Piccadilly \r\n1928 Moulin Rouge \r\n

Galeria

Pode fazer uma doação?

Ajude-nos a manter o site no ar! Clique aqui.