Spencer Tracy

Spencer Tracy Bonaventure (5 de abril de 1900 - 10 junho de 1967) foi um ator americano, conhecido por seu estilo natural e versátil. Uma das maiores estrelas da Era de Ouro de Hollywood, Tracy foi nomeado para nove Óscares para Melhor Ator e ganhou dois, compartilhando o recorde de indicações nessa categoria com Laurence Olivier.

Tracy descobriu seu talento para atuar enquanto cursava a faculdade, e mais tarde recebeu uma bolsa de estudos para estudar na Academia Americana de Artes Dramáticas. Ele passou sete anos no teatro, trabalhando em uma sucessão de sociedades por ações e de forma intermitente na Broadway. A descoberta de Tracy veio em 1930, quando seu desempenho e liderança na The Last Mile chamou a atenção de Hollywood. Depois de uma estreia de sucesso, Tracy assinou um contrato com a Fox Film Corporation. Seus cinco anos com a Fox foram normais, e ele permaneceu desconhecido para o público mesmo depois de 25 filmes. Em 1935, Tracy se juntou a Metro-Goldwyn-Mayer, o mais prestigiado estúdio de Hollywood. Sua carreira floresceu com uma série de filmes de sucesso, e em 1937 e 1938, ele ganhou Oscares consecutivos por Captains Courageous e Boys Town. Por volta de 1940, Tracy foi uma das principais estrelas do estúdio. Em 1942, ele atuou com Katharine Hepburn em Mulher do Ano, a partir de uma parceria popular que produziu nove filmes ao longo de 25 anos.

Tracy deixou a MGM em 1955 e continuou a trabalhar regularmente, como uma estrela freelance, apesar de um cansaço crescente à medida que envelhecia. Sua vida pessoal o preocupava, com uma luta ao longo da vida contra o alcoolismo e uma culpa sobre a surdez de seu filho. Tracy se afastou de sua esposa em 1930, mas nunca se divorciaram, e o relacionamento de longo prazo com Katharine Hepburn era em privado. No fim de sua vida, Tracy trabalhou quase exclusivamente para o diretor Stanley Kramer. Foi por Kramer que ele fez o seu último filme, Adivinhe Quem Vem para Jantar (1967), completado 17 dias antes da morte de Tracy.

Durante sua carreira, Tracy atuou em 75 filmes e desenvolveu uma reputação entre seus pares como um dos maiores atores da tela. Em 1999, o American Film Institute classificou Tracy como um dos dez maiores lendas de Hollywood.

INÍCIO DE VIDA
Tracy nasceu em 5 de Abril de 1900 em Milwaukee, Wisconsin. Ele era o segundo filho de Caroline Brown (1874-1942) e John Edward Tracy (1873-1928), um vendedor de caminhões. Sua mãe era uma presbiteriana de uma família rica do Meio-Oeste e seu pai era um católico irlandês. Seu único irmão, Carroll, era quatro anos mais velho.

Spencer era uma criança difícil e hiperativa, com frequência escolar pobre. Criado como católico, aos nove anos de idade, ele foi colocado nas mãos de freiras dominicanas na esperança de melhorar o seu comportamento. Mais tarde na vida ele comentou: "Eu nunca teria ido para a escola se tivesse havido qualquer outra forma de aprender a ler as legendas nos filmes." Ele ficou fascinado com as imagens em movimento, observando os mesmos repetidamente e, em seguida, reencenando cenas para os amigos e vizinhos. Vários jesuítas participaram de sua educação em sua adolescência, o que, segundo ele, tirou a "maldade" dele e suas notas melhoraram. Em Marquette Academy ele conheceu o futuro ator Pat O´Brien e o par começou a frequentar peças junto, despertando o interesse de Tracy no teatro.

Com pouco cuidado por seus estudos e "ansioso por uma chance de ter um pouco de emoção", Tracy se alistou na Marinha dos Estados Unidos quando ele fez 18 anos. Ele foi enviado para a Estação Naval de Treinamento em Chicago, onde foi ainda estudante, quando a Primeira Guerra Mundial chegou ao fim. Ele alcançou o posto de marinheiro de segunda classe, mas nunca foi para o mar e recebeu dispensa em fevereiro 1919. O desejo de John Tracy para ver um de seus filhos ganhar uma diploma universitário levou Tracy de volta para a escola para terminar o seu curso. Em face dos "créditos de guerra" ele entrou na Faculdade Ripon em fevereiro de 1921, declarando a sua intenção de especialização em medicina.

"O curso me ajudou a desenvolver a memória para as linhas que tem sido uma dádiva de Deus desde que eu comecei o trabalho de palco, e me deu algo de uma presença de palco. E ajudou a me livrar do meu constrangimento. Além disso, eu gradualmente desenvolvi a capacidade de falar de improviso".

Tracy Foi um membro chave de sua equipe de debates da faculdade, que ele disse mais tarde ajudou com sua carreira de ator. Tracy era um estudante popular em Ripon, onde atuou como presidente de sua sala e foi envolvido em uma série de atividades da faculdade. Ele fez sua estreia nos palcos em Junho de 1921, interpretando o papel principal masculino em The Truth. Tracy foi muito bem recebido neste papel e ele rapidamente desenvolveu uma paixão para o palco. Ele formou uma companhia de teatro com os amigos, que eles chamavam de "O campus Players" e levou em turnê. Como membro da equipe de debate da faculdade, Tracy se destacou em discutir e falar em público. Foi durante um passeio com a sua equipa debate que Tracy fez um teste para a Academia Americana de Artes Dramáticas (AADA) em New York City. Lhe foi oferecida uma bolsa para frequentar a escola após a realização de uma cena de um de seus papéis anteriores.

Tracy deixou a Ripon, e começou as aulas na AADA em abril 1922. Ele foi considerado apto para progredir para a classe sênior. Tracy fez sua estreia em Nova Iorque, em Outubro de 1922, em uma peça chamada Os convidados do casamento, e, em seguida, sua estreia na Broadway, três meses depois de representar um robô sem palavras. Ele se formou na AADA em março 1923.

CARREIRA
Imediatamente após a graduação, Tracy se juntou a uma sociedade com sede em White Plains, Nova York, onde atuou em papéis coadjuvantes. Infeliz lá, ele se mudou para uma empresa em Cincinnati, mas não conseguiu fazer muita coisa. Em Novembro 1923, ele conseguiu um pequeno papel na Broadway na comédia A Royal Fandango, estrelado por Ethel Barrymore. As críticas eram que o show era pobres depois de 25 performances; Tracy disse, depois do fracasso: "Meu ego tomou uma surra terrível." Nesse momento sua situação financeira era precária, pois Tracy estava vivendo com 35 centavos por dia. Em janeiro 1924 ele atuou em seu primeiro papel principal com uma trupe em Winnipeg, mas a organização em breve foi fechada.

Tracy finalmente consegue algum sucesso, unindo forças com o notável William H. Wright, na primavera de 1924. Uma nova parceria foi formada com a jovem atriz Selena Royle, que já tinha feito seu nome na Broadway. Ele provou ser um ator popular e suas produções foram recebidas favoravelmente. Um desses shows chamou a atenção de um produtor da Broadway, que lhe ofereceu a liderança em uma nova peça. Mas essa peça recebeu comentários negativos e foi encerrada após um período de experiência em Connecticut. Abatido, Tracy foi forçado a voltar para Wright.

No outono de 1926, a Tracy foi oferecido o seu terceiro trabalho na Broadway: um papel contracenando com George M. Cohan chamado Yellow. Tracy jurou que, se a peça não tivesse sucesso ele deixaria de atuar em trupes. Tracy estava nervoso sobre como trabalhar com Cohan - uma das figuras mais importantes no teatro americano - mas durante os ensaios Cohan anunciou: "Tracy, você é o melhor ator maldito que eu já vi!" Yellow inaugurou em 21 de setembro; as cr´ticas fram variadas, mas ele chegou a fazer 135 performances. Foi o início de uma importante colaboração para Tracy: "Eu teria que sair do palco completamente", comentou mais tarde, "se não fosse George M. Cohan. " Uma parte foi escrita especificamente para Tracy na próximo peça de Cohan, The Baby Cyclone. Ele estreou na Broadway em setembro de 1927 e provou ser um sucesso.

Tracy seguiu esse sucesso com outra peça de Cohan, Whispering Friends, e em 1929 assumiu o lugar de Clark Gable em Conflito, um drama na Broadway. Uma variedade de outros papéis se seguiram, mas era a liderança que deu Tracy grandes esperanças para o sucesso. O grande dramaturgo Dread vislumbrava uma excelente recepção na estreia, mas próximo ao dia 29 de outubro o mercado de ações de Nova York ruiu. Não foi possível obter o financiamento, assim Dread não conseguiu fazer com que sua peça conseguisse apoio financeiro. Depois dessa decepção, Tracy pensou em deixar o teatro e retornar a Milwaukee para uma vida mais estável.

Em janeiro de 1930 Tracy foi abordado sobre uma nova peça chamada The Last Mile. Desejando obter o papel principal de um serial killer no corredor da morte, produtor Herman Shumlin reuniu-se com Tracy, e mais tarde contou: "abaixo da superfície, ele era um homem de paixão, violência, sensibilidade e desespero: um homem comum, mas apenas ele seria apto para o papel." The Last Mile estreou na Broadway em fevereiro, onde o desempenho intenso de Tracy foi saudado por uma ovação que durou 14 chamadas ao palco. O Commonweal descreveu-o como "um dos nossos melhores e mais versáteis jovens atores ". A peça foi um sucesso para os críticos, e teve 289 performances.

FOX (1930-1935)
Em 1930, a Broadway estava sendo fortemente sondada para os atores trabalharem nos "talkies", o novo meio do filme sonoro. Tracy foi lançado em dois filmes curtos (Taxi Talks and The Hard Guy), mas ele não tinha considerado tornar-se um ator de filmes. "Eu não tinha ambição nessa direção e eu estava perfeitamente feliz no palco", explicou mais tarde em uma entrevista. Um dos olheiros, que viram Tracy em The Last Mile foi o diretor John Ford. Ford queria Tracy para o papel principal em seu próximo filme, um filme de prisão. A Fox não tinha certeza sobre Tracy, dizendo que ele não fotografava bem, mas Ford convenceu de que ele seria certo para o papel. Up the River (1930) marcou a estreia do filme tanto de Tracy quanto de Humphrey Bogart. Depois de ver os dois juntos, a Fox imediatamente ofereceu a Tracy um contrato de longo prazo. Sabendo que ele precisava de dinheiro para sua família, por causa de seu filho jovem que era surdo e se recuperando de poliomielite - Tracy assinou com a Fox e se mudou para a Califórnia. Ele estrelou no palco novamente apenas mais uma vez em sua vida.

O estúdio fez esforços para promover o ator, liberando anúncios para seu segundo filme Quick Millions (1931) com o título "Uma nova estrela brilha." Três filmes foram feitos em rápida sucessão, os quais não tiveram sucesso nas bilheterias. Tracy estava estereotipado em comédias, geralmente fazendo um bandido ou um vigarista. O molde foi quebrado com o seu sétimo filme, Disorderly Conduct (1932), e foi o primeiro de seus filmes que renderem lucro.

Em meados de 1932, depois de nove filmes, Tracy permanecia praticamente desconhecido do público. Ele pensou em deixar a Fox na ocasião do término do contrato, mas um aumento em sua semanada a US$ 1.500 o convenceu a ficar. Ele continuou a aparecer em filmes impopulares, com Me and My Gal (1932) que estabeleceu um mínimo histórico recorde de público de tempo para o Roxy Theatre em New York City. Ele foi emprestado a Warner Bros. para 20,000 Years in Sing Sing (1932), co-estrelando o drama prisional com Bette Davis. Tracy estava esperançoso de que esse seria o seu papel, mas, apesar de bons comentários isso não se concretizou.

Os críticos começaram a notar Tracy com The Power and the Glory (1933). A história da ascensão de um homem para a prosperidade, escrito por Preston Sturges, o desempenho de Tracy como Tom Garner o fez receber críticas uniformemente fortes. William Wilkerson do The Hollywood Reporter escreveu: "A este ator foi finalmente dado a oportunidade de mostrar um habilidade que ficou presa a papeis de gangster ... [o filme] introduziu o Sr. Tracy como um dos melhores artistas da tela ". Mordaunt, do The New York Times declarou: "Não há mais convincente desempenho na tela do que a representação de Tom Garner de Spencer Tracy. " Shanghai Madness (1933), por sua vez, deu a Tracy um inédito sex appeal e serviu para avançar sua posição. Apesar dessa atenção, os próximos dois filmes de Tracy passaram largamente despercebidos. Man´s Castle (1933), com Loretta Young foi feito para ser um sucesso, mas fez apenas um pequeno lucro. The Show Off (1934), para o qual ele foi emprestado ao Metro-Goldwyn-Mayer, provou ser popular.

Tracy bebia muito durante seus anos com Fox, e ganhou uma reputação como um alcoólatra. Ele não se apresentou para filmar em Marie Galante, em Junho de 1934, e foi encontrado em seu quarto de hotel, praticamente inconsciente depois de duas semanas de bebedeiras. Tracy foi retirado da folha de pagamento da Fox enquanto se recuperava em um hospital, e, em seguida, processado em US$ 125.000 por atrasar a produção. Ele completou apenas mais dois filmes com o estúdio.

Os detalhes sobre como o relacionamento de Tracy com a Fox acabou não são claras. Mais tarde na vida Tracy sustentou que ele foi demitido por seu comportamento, mas os registros Fox não falam disso. Ele ainda estava sob contrato com o estúdio quando a MGM manifestou interesse no ator. Eles estavam na necessidade de uma nova estrela do sexo masculino, e contactado Tracy em 2 de abril de 1935, ofereceram-lhe um contrato de sete anos. Naquela tarde, o contrato entre Tracy e a Fox foi rescindido "por mútuo consentimento". Tracy fez um total de 25 filmes nos cinco anos em que esteve com a Fox, a maioria das quais perdeu dinheiro nas bilheterias.

MGM (1935-1955)
Na década de 1930, a MGM era o estúdio de produção de filmes mais respeitado em Hollywood. Quando Tracy chegou lá, a sua própria reputação não era forte. O biógrafo James Curtis escreve: "Tracy era quase um traço no ranking nas bilheterias em 1935, um queridinho dos críticos e pouco mais". Ele era, no entanto, bem conhecido por ser um causador de problemas. O produtor Irving G. Thalberg estava, no entanto, entusiasmado em trabalhar com o ator, dizendo ao jornalista Louella Parsons: "Spencer Tracy vai se tornar uma das mais valiosas estrelas da MGM".

Curtis observa que o estúdio tratava Tracy com cuidado, uma mudança bem-vinda da inépcia da Fox, que era como "uma injeção de adrenalina" para o ator. Seu primeiro filme sob o novo contrato foi o mais rapidamente filme produzido chamado A Murder Man (1935), que incluiu a estréia no cinema de James Stewart. Thalberg começou então uma estratégia de para emparelhar Tracy com as principais atrizes do estúdio: Whipsaw (1935) co-estrelado por Myrna Loy e foi um sucesso comercial. Riffraff (1936) co-estrelado por Jean Harlow. Ambos os filmes foram, no entanto, idealizados e promovidos para mostrar seus protagonistas, continuando assim a reputação de Tracy como uma estrela secundária.

Fury (1936) foi o primeiro filme em provar que Tracy poderia fazer um sucesso por seu próprio mérito. Dirigido por Fritz Lang, Tracy representou um homem que jura vingança depois de escapar por pouco da morte por uma multidão de linchadores. O filme e seu desempenho receberam excelentes críticas. Ele ficou popular, passando a fazer 1,3 milhões de dólares em todo o mundo. Curtis escreve: "o público que, apenas um ano antes, não sabia como lidar com ele, de repente se transforma em vê-lo. Foi uma transição que não era nada menos que um milagre ... [e mostrou] uma vontade por parte do público em abraçar um homem que não era bonito nem maior que a vida."

Fury foi seguido um mês depois pelo lançamento do filme de grande orçamento chamado San Francisco (1936). Tracy desempenhou um papel coadjuvante ao lado de Clark Gable, permitindo que o público o visse com a estrela masculina top de Hollywood. Assumindo o papel de um padre, Tracy supostamente sentia uma grande responsabilidade em representar a Igreja. Apesar de ter apenas 17 minutos de tempo de tela, Tracy foi muito elogiado por sua atuação e recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Ator. San Francisco se tornou a maior bilheteria de 1936. Donald Deschner, em seu livro sobre Tracy, creditou Futy e San Francisco como os "dois filmes que mudaram sua carreira e lhe deram o status de grande estrela."

Por este ponto, Tracy entrou em um período de sobriedade auto-imposta e a MGM expressava gosto pelo profissionalismo de Tracy. Sua reputação pública continuou a crescer com Libeled Lady (1936), uma comédia screwball que ele lançou com William Powell, Loy e Harlow. De acordo com Curtis, "Powell, Harlow e Loy estavam entre as maiores atrações na indústria, e faturamento igual em tal empresa só poderia servir para fazer avançar a posição de Tracy". Libeled Lady era seu terceiro filme de sucesso no espaço de seis meses.

FINALMENTE O OSCAR
Tracy apareceu em quatro filmes em 1937. They Gave Him a Gun passou despercebido, mas Captains Courageous foi um dos principais eventos cinematográficos do ano. Tracy representou um pescador português no filme de aventura, com base no romance de Rudyard Kipling. Ele estava desconfortável fingindo um sotaque estrangeiro, e se ressentia de ter seu cabelo enrolado, mas o papel foi um sucesso com o público e Tracy ganhou o Oscar de Melhor Ator. Captains Courageous foi seguido por Big City com Luise Rainer e Mannequin com Joan Crawford, o último dos quais teve bom faturamento nas bilheterias. Com dois anos de filmes de sucesso e reconhecimento da indústria, Tracy se tornou uma estrela nos Estados Unidos. Uma pesquisa de 1937 para encontrar o "Rei e Rainha da Hollywood" classificou Tracy como o sexto entre os homens. Tracy se reencontrou com Gable e Loy em 1938 do Test Pilot. O filme foi um sucesso comercial e de crítica, cimentando permanentemente a noção de Gable e Tracy como uma equipe.

Com base na resposta positiva que tinha recebido em San Francisco, MGM novamente elencou Tracy como um sacerdote no Boys Town (1938). Retratando Edward J. Flanagan, um padre católico e fundador do Boys Town, era um papel que Tracy levou a sério: "Estou muito ansioso para fazer um bom trabalho como padre Flanagan que isso me preocupa, me mantém acordado à noite" Tracy recebeu críticas fortes para o seu desempenho, e o filme arrecadou US$ 4.000.000 em todo o mundo. Pelo segundo ano consecutivo, Tracy recebeu um Oscar de Melhor Ator. Ele estava humilde sobre o reconhecimento, dizendo em seu discurso de aceitação: "Eu sinceramente não sinto que eu posso aceitar este prêmio ... Eu posso aceitá-lo apenas como ele foi concebido para ser um grande pai Flanagan". Tracy foi listado como o quinto maior em fazer dinheiro estrela de 1938.

Tracy estava ausente das telas por quase um ano antes de retornar a Twentieth Century-Fox, por empréstimo e aparecendo como Henry M. Stanley em Stanley e Livingstone, seu único filme de 1939. Curtis sustenta que não a visibilidade do Tracy fez pouco para afetar sua posição com público ou expositores. Em outubro do mesmo ano, a revista Fortune fez uma pesquisa para encontrar o ator favorito filme da nação e Tracy ficou em primeiro lugar.

RECONHECIMENTO DE ESTRELA
A MGM capitalizou a popularidade de Tracy, lançando-o em quatro filmes em 1940. I Take This Woman com Hedy Lamarr foi um fracasso comercial e de crítica, mas o drama histórico Northwest Passage - foi o primeiro filme de Tracy em Technicolor - foi muito popular. Depois retratou Thomas Edison em Edison, the Man. Howard Barnes do New York Herald Tribune não estava encantado com a história, mas escreveu que Tracy, "por pura persuasão de sua atuação", fez o filme ficar digno. Boom Town foi o terceiro e último filme Gable-Tracy, também com Claudette Colbert e Hedy Lamarr, tornando-se um dos filmes mais esperados do ano. O filme atraiu a maior multidão desde Gone With the Wind.

Tracy assinou um novo contrato com a MGM em abril de 1941, que pagou US$ 5.000 por semana e limitou-o a três filmes por ano (Tracy já havia manifestado a necessidade de reduzir a sua carga de trabalho). O contrato também firmou pela primeira vez que seu faturamento era para ser "a de uma estrela". Ao contrário da crença popular, o contrato não incluiu uma cláusula que ele receberia um faturamento superior, mas a partir deste ponto em diante, em todos os seus filmes o nome de Tracy aparecia em destaque nos créditos.

Em 1941, Tracy voltou ao papel do Padre Flanagan em Men of Boys Town. Mais tarde naquele mesmo ano atuou num filme de horror, uma adaptação do Dr. Jekyll e Mr. Hyde , co-estrelado por Ingrid Bergman e Lana Turner. Tracy estava descontente com o filme, não gostando da maquiagem pesada que ele precisava para retratar Hyde. A resposta da crítica ao filme foi mista. Theodore Strauss do The New York Times escreveu que "o retrato de Mr. Hyde de Tracy é não tanto uma encarnação do mal, mas um presunto galopante. " O filme foi popular com o público no entanto, faturando mais de US$ 2 milhões em bilheteria.

Tracy foi escalado para estrelar a versão cinematográfica de The Yearling em 1942, mas dificuldades no set e o mau tempo obrigaram a produção para cancelar o filme. Com o fim desse projeto, ele tornou-se disponível para o novo filme de Katharine Hepburn, Woman of the Year (1942). Hepburn admirava muito Tracy, chamando-o de "o melhor ator de cinema que havia". Hepburn ficou encantada sabendo que Tracy estava disponível para Woman of the Year, dizendo: "Eu fiquei muito grata quando soube que ele estava disposto a trabalhar comigo." A comédia romântica teve um bom desempenho na bilheteria e recebeu críticas ótimas. William Boehnel escreveu no New York World-Telegram "Para começar, esse filme tem Katharine Hepburn e Spencer Tracy nos papéis principais. Isso por si só seria suficiente para fazer qualquer filme memorável. Mas quando você tem Tracy e Hepburn representando de forma brilhante, aí você tem algo para festejar".

Woman of the Year foi seguido por uma adaptação de John Steinbeck chamado Tortilla Flat (1942), que acabou tendo uma recepção morna. A MGM não hesitou em repetir a formação da equipe Tracy/Hepburn e lançou-os no filme de mistério Keeper of Chama (1942). Apesar de uma recepção crítica fraca o filme foi um sucesso popular, confirmando a força da parceria.

As próximas três aparições de Tracy foram todos baseados em guerra. A Guy Named Joe (1943) com Irene Dunne superou San Francisco em se tornar o filme de maior bilheteria até hoje. The Seventh Cross (1944), sobre uma fuga de um campo de concentração nazista, teve aclamação da crítica. A esse filme se seguiu um filme de aviação chamado Thirty Seconds Over Tokyo (1944). Por força desses três lançamentos, uma enquete revelou Tracy como a estrela que mais arrecada dinheiro para a MGM em 1944. Seu único filme no ano seguinte foi Without Love (1945), um terceiro filme com Hepburn, que teve um bom desempenho na bilheteria, apesar do entusiasmo silenciado dos críticos.

Em 1945, Tracy voltou aos palcos pela primeira vez em 15 anos. Ele havia passado por problemas de saúde e Hepburn sentiu que uma peça o ajudaria a restaurar o seu foco. Tracy disse a um jornalista em abril, "Eu vou voltar para a Broadway para ver se eu ainda pode atuar. " A peça foi The Rugged Path por Robert E. Sherwood. Foi visto pela primeira vez em Providence, em 28 de setembro, e teve uma resposta tépida. Foi uma produção difícil. O diretor Garson Kanin escreveu mais tarde: "Nos dez dias anteriores à abertura New York todos os relacionamentos importantes tinha deteriorado Spencer, que estava tenso e inflexível, e poderia, ou não, tomar a direção.". Tracy pensou em deixar o show antes mesmo da estreia na Broadway, mas seguiu em frente, e a peça foi encenada apenas seis semanas antes de ser cancelada. Foi cancelada em 19 de janeiro de 1946, depois de 81 performances. Tracy explicou mais tarde a um amigo: "Eu não poderia pronunciar essas malditas linhas mais e mais e mais uma vez todas as noites... Pelo menos a cada dia é um novo dia para mim nos filmes... Mas essa coisa de todo dia a mesma coisa, não posso suportar."

Tracy ficou ausente das telas em 1946. Seu próximo filme foi The Sea of Grass (1947) um drama ambientado no Velho Oeste americano com Hepburn. Da mesma forma que Keeper of the Flame e Without Love, uma resposta morna da crítica não impediu o filme de ser um sucesso financeiro, tanto nos EUA quanto no exterior. Ele fez mais tarde naquele ano Cass Timberlane, no qual ele interpretou um juiz. Foi um sucesso comercial, mas Curtis observou que a co-estrela Lana Turner ofuscaou Tracy na maioria dos diálogos.

Um quinto filme com Hepburn veio em 1948, no drama político de Frank Capra chamado State of the Union. Tracy representou um candidato presidencial no filme, que foi calorosamente recebido. Em seguida, ele apareceu em Edward, My Son (1949), com Deborah Kerr. Tracy não gostou do papel, e disse ao diretor George Cukor, "É bastante desconcertante para mim encontrar a facilidade com que eu represento um calcanhar." O filme se tornou o maior perdedor de dinheiro de Tracy na MGM.

Tracy finalizou a década de 1940 com Malaya (1949), um filme de aventura com James Stewart, e Adam´s Rib (1949), uma comédia com Tracy e Hepburn atuando como advogados casados que se opõem entre si em tribunal. Tracy e amigos de Hepburn, Garson Kanin e Ruth Gordon, escreveram as peças especificamente para o duo. O filme recebeu críticas positivas e se tornou a maior bilheteria Tracy-Hepburn no ano. O crítico de cinema Bosley Crowther escreveu, "Mr. Tracy e Miss Hepburn são os artistas estrelares neste show e sua compatibilidade perfeita é deliciosa de se ver."

Tracy recebeu sua primeira indicação ao Oscar após 12 anos ao fazer o papel de Stanley Banks em Father of the Bride (1950). No filme de comédia, Banks tenta lidar com os preparativos para o casamento de sua filha (desempenhado por Elizabeth Taylor). "É a segunda comédia para Spencer Tracy, fazendo o papel-título, e ele o desempenhou muito bem", Variety observou. O filme foi o maior sucesso comercial da carreira de Tracy até agora, ganhando 6 milhões dólares em todo o mundo. A MGM queria uma sequencia, e enquanto Tracy estava inseguro, mesmo assim ele aceitou. Father´s Little Dividend (1951) foi lançado 10 meses mais tarde e teve um bom desempenho nas bilheterias. Com a força dos dois filmes, Tracy foi alçado como uma das principais estrelas da nação mais uma vez.

Em 1951, Tracy retratou um advogado em The People Against O´Hara. No ano seguinte, ele voltou a trabalhar com Hepburn na comédia esportiva Pat e Mike (1952), o segundo longa-metragem escrito expressamente para o par por Kanin e Gordon. Pat e Mike se tornou um dos filmes mais populares e aclamados pela crítica da dupla. Tracy seguiu com Plymouth Adventure (1952), um drama histórico ambientado no exterior do Mayflower, co-estrelado por Gene Tierney. Teve um desempenho ruim e registrou um prejuízo de US$ 1,8 milhões. Em 1953, Tracy voltou ao papel de um pai preocupado em The Actress. "Esse filme ... tenho mais [elogios] dos críticos do que qualquer filme que já fiz em todos os anos, e nós não fizemos o suficiente para pagar os contínuos do cinema", lembrou o produtor Lawrence Weingarten. Por sua atuação em The Actress, Tracy ganhou um Globo de Ouro e recebeu uma indicação para o British Academy Film Award (BAFTA).

A MGM emprestou Tracy a Twentieth Century-Fox para o filme Broken Lance, sua única aparição de 1954. O filme foi bem recebido. Em 1955 Tracy se recusou a trabalhar num filme de William Wyler chamado Desperate Hours porque ele não queria ser coadjuvante de Humphrey Bogart. Em vez disso, Tracy fez um homem de um braço só que enfrenta a hostilidade de uma pequena cidade no Bad Day at Black Rock (1955), um filme dirigido por John Sturges. Por seu trabalho, Tracy recebeu a quinta indicação ao Oscar e foi premiado com o Melhor Ator prêmio no Festival de Cannes. Ele tinha pessoalmente ficado infeliz com o filme, e ameaçou deixá-lo durante a produção. Este comportamento se tornou uma ocorrência regular para o envelhecido Tracy, que estava cada vez mais apático e cínico. Ele iniciou a produção Tribute to a Bad Man, no verão de 1955, mas desistiu quando o local das filmagens era muito alto e ele foi atacado pelo pânico de altura. O problema causado neste filme azedou o relacionamento de Tracy com a MGM. Em junho de 1955, ele era o último remanescente da estrela no auge do estúdio, mas no ato da renovação do contrato Tracy optou por ficar independente pela primeira vez em sua carreira no cinema.

DEPOIS DA MGM
A primeira aparição pós-MGM de Tracy foi em The Mountain (1956), com Robert Wagner, que atuou como seu irmão mais jovem (Wagner já havia atuado como seu filho em Broken Lance). O local de filmagem nos Alpes franceses provou ser uma experiência difícil, e ele ameaçou abandonar o projeto. Seu desempenho lhe rendeu uma indicação ao BAFTA de Melhor Ator Estrangeiro. Tracy e Hepburn, em seguida, foram colocados juntos pela oitava vez na comédia baseada em um escritório, Desk Set (1957). Mais uma vez ele teve que ser convencido a fazer o filme, que teve uma resposta fraca.

Em 1958, Tracy apareceu em The Old Man and the Sea, um projeto que estava em desenvolvimento há cinco anos. Numa adaptação de Ernest Hemingway, o agente de Hemingway, Leland Hayward, já havia escrito para o autor: "De todas as pessoas de Hollywood, o que vem a ser o mais próxima para mim na qualidade, na personalidade e voz, em pessoal dignidade e capacidade, é Spencer Tracy." Tracy ficou encantado ao ser convidado para o papel. Foi-lhe dito para perder alguns quilos antes do início das filmagens, mas não conseguiu fazê-lo. Hemingway, assim, relatou que Tracy era uma "responsabilidade terrível para o filme", e teve que ter certeza de que a estrela estava sendo cuidadosamente fotografada para disfarçar o seu peso. Aparecendo sozinho na tela na maior parte do filme, Tracy considerou The Old Man and the Sea o papel mais difícil que ele já atuou. Na análise do desempenho, Jack Moffitt do Hollywood Reporter disse que era "tão íntimo e revelador da experiência humana universal que, para mim, transcendeu atuando e quase tornou-se realidade." Tracy recebeu o Oscar e o prêmio BAFTA pelo trabalho.

Depois de abandonar dois projetos, incluindo uma proposta de remake de Blue Angel com Marilyn Monroe, o próximo trabalho de Tracy foi The Last Hurrah (1958). Fez o filme com seu diretor de estréia, John Ford, depois de 28 anos. Tracy levou um ano para dedicar ao projeto, no qual ele interpretou um prefeito em busca da reeleição. O filme foi bem avaliado, mas não bem-sucedido comercialmente. No final de 1958, ganhou o prêmio de Melhor Ator. Ele, no entanto, começou a ponderar sobre a aposentadoria, com Curtis escrito que ele estava "cronicamente cansado, infeliz, doente, e desinteressado em trabalhar".

Tracy não apareceu na tela novamente até Outubro de 1960, com o lançamento de Inherit the Wind, um filme que debateu o direito de ensinar evolução nas escolas. O diretor Stanley Kramer procurou Tracy para o papel de advogado Clarence Darrow desde o início. Estrelando ao lado de Tracy estav Fredric March, um emparelhamento que a Variety descreveu como "um golpe de gênio de elenco ... Ambos são quentes no sentido mais elogioso da palavra ". O filme deu a Tracy algumas das críticas mais elogiosas de sua carreira, ele foi nomeado para um Oscar, BAFTA e Globo de Ouro pelo desempenho, mas não foi um sucesso comercial.

No vulcão filme-catástrofe The Devil at 4 O´Clock (1961), Tracy representou um padre pela quarta vez em sua carreira. Sua co-estrela, Frank Sinatra, cedeu seu nome no topo para garantir Tracy no filme. Continuando com seu padrão de indecisão, Tracy brevemente se retirou da produção. Os críticos não se entusiasmaram sobre o filme, que foi, no entanto, o mais bem sucedido e termos de bilheteria de Tracy, desde Pai da Noiva.

Inherit the Wind começou uma colaboração duradoura entre Stanley Kramer e Tracy-Kramer dirigiu os três filmes finais de Tracy. Judgment at Nuremberg, lançado no final de 1961, foi o seu segundo longa-metragem juntos. O filme retrata o julgamento de juízes nazistas por seu papel no Holocausto. Abby Mann escreveu o papel de juiz Haywood com Tracy em mente. Tracy chamou-o o melhor roteiro que ele já tinha lido. No final do filme, Tracy fez discurso de 13 minutos. Gravou-o em uma tomada, e recebeu uma salva de palmas do elenco e equipe. Depois de ver o filme, Mann escreveu a Tracy: "Todo escritor deve ter a experiência de ter Spencer Tracy para ler suas linhas. Não há nada no mundo parecido com isso ". O filme foi recebido com críticas positivas e um grande público. Tracy recebeu a oitava indicação ao Oscar por sua atuação.

Tracy recusou papéis em Long Days Journey Into Night (1962) e The Leopard (1963), e teve de desistir de fazer How the West Was Won (1962). Ele foi, no entanto, capaz de gravar a narração trilha do filme. Tracy estava com a saúde debilitada por este tempo e trabalhar tornou-se um desafio. Ele assumiu o papel de Capitão TG Culpeper na comédia de Kramer It´s a Mad, Mad, Mad, Mad World (1963), uma parte pequena mas fundamental e que ele foi capaz de concluir em nove dias. O nome de Tracy no topo da lista de artistas e a comédia se tornaram o filme de maior bilheteria americana do ano. Como sua saúde piorou, ele teve que cancelar compromissos como Cheyenne Autumn (1964) e The Cincinnati Kid (1965). Ofertas continuarem a chegar, mas Tracy não voltou a trabalhar até que fez Guess Who´s Coming to Dinner (1967), nono e último filme de Tracy com Hepburn.

Guess Who´s Coming to Dinner explorou o tema do casamento inter-racial, com Tracy representando um editor de jornal liberal cujos valores são desafiados quando sua filha quer casar com um homem negro, interpretado por Sidney Poitier. Tracy estava feliz por estar trabalhando novamente, mas disse à imprensa o filme seria seu último. Para começar a filmar, Tracy teve de fazer um seguro de 71 mil dólares; Hepburn e Kramer colocaram seus salários em espera até Tracy completar suas cenas. Com a saúde debilitada, Tracy só poderia trabalhar por duas ou três horas por dia. Ele completou sua última cena em 24 de maio de 1967. Tracy morreu 17 dias depois de um ataque cardíaco em 10 de junho.

O filme foi lançado em dezembro, e embora tenham críticas variadas, Curtis observa que "o desempenho de Tracy foi apontado com louvor em quase todos os casos." Brendan Gill da The New Yorker escreveu que Tracy deu "um impecável e, sob a circunstâncias, devastador desempenho ". O filme tornou-se a mais alta bilheteria de Tracy. Ele recebeu uma indicação póstuma de Melhor Ator, juntamente com uma indicação ao Globo de Ouro e um BAFTA para Melhor Ator.

VIDA PESSOAL
Tracy conheceu a atriz Louise Treadwell logo depois de se formar. O casal foi contratado em maio de 1923 e se casaram em 10 de setembro daquele ano entre as matinês e performances noturnas de seu show. Seu filho, John Ten Broeck Tracy, nasceu em junho 1924. Quando John tiha de 10 meses de idade, Treadwell descobriu que a criança era surda. Ela relutou em contar isso para Tracy por três meses. Tracy ficou arrasado com a notícia e sentiu uma culpa ao longo da vida sobre a surdez de seu filho. Ele estava convencido de que a deficiência auditiva de João era um castigo por seus próprios pecados, por exemplo, adultério. Como resultado, Tracy teve problemas para se conectar com seu filho e se distanciou de sua família. Joseph L. Mankiewicz, um amigo de Tracy, mais tarde teorizou: "Tracy não deixou Louise. Ele deixou a cena de sua culpa". A segunda criança, Louise "Susie" Treadwell Tracy, nasceu em julho de 1932.

O relacionamento de Tracy com sua frequente co-estrela Katharine Hepburn durou de 1941 até sua morte. Ele nunca se divorciou de sua esposa, Louise Tracy.

Tracy deixou a casa da família em 1933. Ele e Treadwell discutiram abertamente a separação com a mídia, afirmando que eles ainda eram amigos e não tinham pensando em divórcio. A partir de setembro 1933 a junho de 1934, Tracy teve um caso público com Loretta Young, sua co-estrela em Man´s Castle. Ele se reconciliou com Treadwell em 1935. Nunca houve novamente uma separação oficial entre Tracy e sua esposa, mas o casamento continua incomodá-lo. Tracy cada vez mais vivia em hotéis e na década de 1940, Curtis observa que os dois estavam efetivamente vivendo vidas separadas. Tracy freqüentemente se envolvia em casos extraconjugais, inclusive com colegas de elenco como Joan Crawford em 1937 e Ingrid Bergman em 1941.

Ao fazer Woman of the Year em setembro de 1941, Tracy começou um relacionamento com Katharine Hepburn. A atriz dedicou-se a ele e sua relação durou até sua morte, 26 anos depois. Tracy nunca voltou a morar na casa da família, embora ele os visitasse regularmente. Os magnatas da MGM tiveram o cuidado de proteger o seu contrato de grandes estrelas de controvérsias, e Tracy quis esconder seu relacionamento com Hepburn de sua esposa, por isso o caso foi escondido do público. O casal não vivia junto até os anos finais da vida de Tracy. Em Hollywood, a natureza íntima da parceria Tracy-Hepburn era um segredo aberto. Angela Lansbury, que trabalhou com o par em State of the Union, mais tarde, disse: "Todos nós sabíamos, mas ninguém nunca disse nada naqueles dias, nunca foi discutido.". Tracy não era alguém para expressar suas emoções, mas o amigo Betsy Drake acreditava que ele "era totalmente dependente de Hepburn ". A infidelidade continuou, incluindo um caso com Gene Tierney durante Plymouth Adventure em 1952.

Nem Tracy nem sua esposa queriam um divórcio, apesar de seu afastamento. Ele disse a Joan Fontaine: "Eu posso conseguir um divórcio quando eu quiser, mas minha esposa e Kate querem as coisas como elas estão." Treadwell, por sua vez, teria comentado: "Eu serei a Sra Spencer Tracy até o dia eu morrer. " Hepburn não interferiu e nunca lutou pelo casamento.

Tracy era um católico declarado, mas seu primo, Jane Feely, disse que ele era devoto. Garson Kanin, um amigo de Tracy há 25 anos, descreveu-o como "um verdadeiro crente" que respeitava sua religião. Em períodos de sua vida, Tracy ia à missa regularmente. Tracy não acreditava em atores que divulgavam seus pontos de vista políticos, mas, em 1940, emprestou seu nome ao "Hollywood Roosevelt" para um comitê. Tracy pessoalmente se identificava como um democrata.

Tracy lutou contra o alcoolismo durante toda a sua vida adulta, uma doença que acometeu o lado do pai da família. Ao invés de ser um bebedor constante, ele estava propenso a períodos de compulsão sobre o álcool. Ele tinha um fraqueza no sentido de bebida, com sua esposa comentando que "um pouco de nada" iria "diretamente para seu cérebro." Loretta Young comentou que Tracy era "horrível" quando estava bêbado, e ele foi preso por duas vezes por estado de embriaguez. Por causa desta má reação ao álcool, Tracy embarcava regularmente em períodos prolongados de sobriedade, e desenvolveu uma rotina de tudo-ou-nada. Um relatório médico em 1942 resumiu seus hábitos de consumo: cerca de dez anos atrás, ele começou em ataques alcoólicos periódicos. Até então ele tinha bebido muito pouco. Depois de um jogo, ele iria começar a comemorar, e manteve isso por uma semana ou dez dias. Estes períodos de bebedeiras vinham a cada oito meses. Seis anos atrás, ele decidiu que não poderia ir por esse caminho, e durante dois anos ele não bebeu nada. Em seguida, ele caiu e teve outro ataque de bebedeiras. Depois disso, ele passou por quatro anos sem beber, e depois foi retirado em outro ataque cerca de três meses atrás. Ele decidiu que, não tendo tido qualquer tipo de álcool por quatro anos, ele poderia lidar com isso, mas achei que era impossível para ele para fazê-lo.

Tal padrão era típico de Tracy. Hepburn comentou que ele poderia parar de beber por "meses, até anos de cada vez". Sua esposa observou que o problema em grande parte resultou de inseguranças pessoais. Tracy estava propenso a crises de depressão e ansiedade. Ele foi descrito pela Sra Tracy como tendo "a disposição mais volátil que eu já vi de estar nas nuvens num minuto e ir o fndo do poço no próximo minuto, e quando descia ele ia para baixo, muito, muito baixo." Ele foi atormentado por insônia ao longo de sua vida. Como resultado, Tracy se tornou dependente de barbitúricos para dormir, seguido por outros remédios para acordar. Hepburn, que adotou um papel de enfermeira para Tracy, foi incapaz de compreender a infelicidade de seu parceiro. Ela escreveu em sua autobiografia: "Nunca estava em paz... Sempre torturado por algum tipo de culpa ou alguma terrível miséria".

DOENÇA E MORTE
Quando entrou em seus sessenta anos, foram anos de beber, fumar, tomar pílulas, ficar acima do peso, tudo o que contribuiu para debilitar sua saúde. Em 21 de julho de 1963, ele foi hospitalizado depois de um ataque grave de falta de ar. Os médicos descobriram que ele estava sofrendo de edema pulmonar, onde o fluido se acumula nos pulmões devido a uma incapacidade do coração de bombear adequadamente. Eles também declararam sua pressão arterial como perigosamente alta. A partir deste ponto Tracy permaneceu muito fraco, e Hepburn se mudou para sua casa para prestar cuidados constantes. Em janeiro de 1965, ele foi diagnosticado com doença cardíaca hipertensiva, e começou o tratamento para um diagnóstico anteriormente ignorado de diabetes. Tracy quase morreu em setembro de 1965: a estadia no hospital após uma prostatectomia resultou em seus rins falhando, e ele passou a noite em coma. Sua recuperação foi descrita por seu médico como "uma espécie de milagre".

Tracy passou a maior parte dos próximos dois anos em casa com Hepburn, vivendo o que ela descreveu como uma vida tranquila: Leitura, pintura e ouvindo música. Em 10 de junho de 1967, Tracy acordou às 3h00 para fazer-se uma xícara de chá em seu apartamento em Beverly Hills, Califórnia. Hepburn descreveu em sua autobiografia: "Quando eu estava prestes a abrir [a porta] com um empurrão, houve um som de um copo quebrando no chão, logo seguido de outro barulho." Ela entrou e encontrou Tracy morto de um ataque cardíaco.

Hepburn lembrou: "Ele parecia tão feliz pelo que fez com a vida, e todas as suas realizações tinha sido um fardo terrível para ele." A MGM disse à imprensa que Tracy estava sozinho quando morreu, e foi encontrado por sua empregada.

A Missa de Tracy foi realizada em 12 de junho na Igreja Católica Imaculado Coração de Maria em East Hollywood. Os presentes, entre outros, foram George Cukor, Stanley Kramer, Frank Sinatra, James Stewart e John Ford. Fora de questão para a família de Tracy, Hepburn não compareceu para o funeral. Tracy foi enterrado no Forest Lawn Memorial Park, em Glendale, Califórnia.

Seu Oscar de Melhor Ator por Com Os Braços Abertos (1938) está inscrito com o nome de \"Dick Tracy\".\r\n\r\nQuando ele precisava de uma pausa, ele costumava voltar para Milwaukee e frequentava os bares de locais. No entanto, encontrar ele provou ser um desafio quase impossível para Katharine Hepburn, porque há muitos bares em Milwaukee.\r\n\r\nNão gostava de ensaiar e leria uma cena apenas uma vez, cinco dias antes de filmar. Ele também nunca gostou de filmar uma cena mais de uma vez, e na maioria dos casos ele não precisava.\r\n\r\nPor duas vezes foi indicado ao Oscar por interpretar pescadores \"estrangeiros\": como Manuel em Marujo intrépido (1937) para o qual ele ganhou seu primeiro Oscar, e, em seguida, como o velho em O Velho e o Mar (1958), quase 20 anos depois.\r\n\r\nSUAS CITAÇÕES PESSOAIS\r\n\r\n[Ao beber] Inferno, eu costumava levar duas semanas para cumprir o horário de almoço!\r\n\r\nEu não poderia ser um diretor, porque eu não poderia lidar com os atores. Eu não tenho paciência. Por que, eu provavelmente iria matar os atores. Sem mencionar algumas das belas atrizes.\r\n\r\nHouve momentos em que minhas calças estavam tão finas que eu poderia sentar-me em um centavo e saber se era cara ou coroa.\r\n\r\nPor que os atores pensam que são tão importantes? Eles não são. Atuar não é um trabalho importante no esquema das coisas. O encanamento é.\r\n\r\n

Oscar de melhor ator\r\n1938 - Captains Corageous\r\n1939 - Boys Town\r\n\r\nGlobo de Ouro\r\n1954 - The Actress\r\n\r\nBAFTA - melhor ator\r\n1969 - Ghess Who´s Comming to Dinner\r\n\r\nPrêmio David di Donatello de Melhor Ator Estrangeiro\r\n1969 - Ghess Who´s Comming to Dinner\r\n\r\n

1967 Adivinhe Quem Vem Para Jantar \r\n1963 Deu a Louca no Mundo \r\n1962 A Conquista do Oeste \r\n1961 Julgamento em Nuremberg \r\n1961 A Hora do Diabo \r\n1960 O Vento Será Tua Herança \r\n1958 O Último Hurra \r\n1958 O Velho e o Mar \r\n1957 Amor Eletrônico \r\n1956 A Maldição da Montanha \r\n1955 Conspiração do Silêncio \r\n1954 Lança Partida \r\n1953 Papai Não Quer \r\n1952 O Veleiro da Aventura \r\n1952 A Mulher Absoluta \r\n1951 A um Passo do Fim \r\n1951 O Netinho do Papai \r\n1950 O Papai da Noiva \r\n1949 Malaia \r\n1949 A Costela de Adão \r\n1949 Meu Filho \r\n1948 Sua Esposa e o Mundo \r\n1947 Eterno Conflito \r\n1947 Mar Verde \r\n1945 Sem Amor \r\n1944 Trinta Segundos Sobre Tóquio \r\n1944 A Sétima Cruz \r\n1943 Dois no Céu \r\n1942 O Fogo Sagrado \r\n1942 Boêmios Errantes \r\n1942 A Mulher do Dia \r\n1941 O Médico e o Monstro \r\n1941 Somos Todos Irmãos \r\n1940 Fruto Proibido \r\n1940 Edison, O Mago da Luz \r\n1940 Bandeirantes do Norte \r\n1940 O Jovem Thomas Edison \r\n1940 A Mulher que Eu Quero \r\n1939 As Aventuras de Stanley e Livingstone \r\n1938 Com os Braços Abertos \r\n1938 Piloto de Provas \r\n1937 Manequim \r\n1937 Labirintos do Destino \r\n1937 Marujo Intrépido \r\n1937 O Mundo Ensinou-me a Matar \r\n1936 Casado com Minha Noiva \r\n1936 A Cidade do Pecado \r\n1936 Fúria \r\n1936 Raia Miúda \r\n1935 Ladra Encantadora \r\n1935 A Nave de Satã \r\n1935 Entre a Honra e a Lei \r\n1935 It´s a Small World \r\n1934 Marie Galante \r\n1934 Quando New York Dorme \r\n1934 Loucuras de Hollywood \r\n1934 Procurando Encrenca \r\n1934 O Conta Prosa \r\n1933 Infâmia \r\n1933 O Paraíso de um Homem \r\n1933 Glória e Poder \r\n1933 Loucuras de Shanghai \r\n1933 Sonho de Artista \r\n1932 20.000 Anos em Sing Sing \r\n1932 Eu e Minha Pequena \r\n1932 Mulher Pintada \r\n1932 Caprichos de uma Mulher \r\n1932 No Portal da Vida \r\n1932 Manda Quem Pode \r\n1932 Demônios do Céu \r\n1932 Ela Queria um Milionário \r\n1931 Por uma Mulher \r\n1931 Six Cylinder Love \r\n1931 Quick Millions \r\n1930 Up the River \r\n1930 The Hard Guy (curta) \r\n1930 Taxi Talks (curta) \r\n1930 The Strong Arm (curta)

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